Sumário
Apresentação 15
Introdução 17
Montagem e composição: uma diferenciação elementar 17
Cinema e montagem 21
O choque dialético como elemento fundante do cinema 21
O conflito como método de criação em cinema 23
O conflito da forma 27
Montagem de assunto 28
Quadro síntese 31
Montagem em cinema e montagem em teatro 31
A Ação física 35
Teatro, arte da ação 35
Treinamento: o teatro como processo 36
A ação psicofísica 38
A Mímesis Corpórea 43
Intracultura e transculturalidade 43
Poesia e imitação 46
Imitação e descoberta de si 49
A imitação e a codificação da ação física 52
Montagem 55
Introdução ao estudo da montagem 55
Notas sobre a pré-expressividade 57
Na pré-expressão, a expressão 59
De volta ao estudo da Montagem em Eisenstein 60
“Vizinhos do Fundo” 63
A personagem como síntese de materiais 63
Dramaturgismo 65
Aprendendo com os equívocos 66
“Agora...” 69
Breve histórico do trabalho 69
Criação dramatúrgica 72
Montagem dramatúrgica 75
Montagem de gêneros literários 77
Roteiro de “Agora e na hora de nossa hora” 82
“Agora e na hora de nossa hora” 85
A repetição no cinema de Eisenstein 85
A repetição em “Agora e na hora de nossa hora” 91
Repetição e autoria 95
Outras três repetições em “Agora e na hora de nossa hora” 97
Conclusão 101
Apêndice 105
Referências 157
O Ator-montador (OKAMOTO, Eduardo)
| por Lucas Canavarro |Referencias
| por Janaína Castro Alves |Com vocês, um dos meus cineastas preferidos
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Cassavetes
Cassavetes é um diretor que trabalhou essencialmente transpondo a barreira entre cinema e teatro. Desenvolveu tecnicas de improviso com os seus atores e conseguiu atuações extremamente brilhantes (como Gena Rowlands em A woman under influence).
É associado ao cinema verité, mas eu particularmente acho que é alem disso, acho que é um pézinho no ator-autor que estamos buscando.
I'm almoust not crazy
| por Janaína Castro Alves |doc em várias partes sobre o cineasta John Cassavetes
Assinar:
Postagens (Atom)